HONÓRIO GAUDÉRIO O GAÚCHO GROSSO

segunda-feira, 21 de março de 2016
ENQUANTO ISSO NO ALEGRETE......
Índio véio, cansado da estrada esburacada,amarra o melhor amigo na estaca, e dá uma sestiada, na beira da estrada.

PAPAGAIO DE GAÚCHO ( PAPAGAIO CHARÃO)
O dimorfismo sexual fica evidente pelo fato do macho apresentar maior extensão da coloração vermelha, tanto na cabeça quanto nas asas, além do porte ligeiramente mais avantajado, quando comparados com as fêmeas.
O status de conservação do papagaio-charão é considerado como ameaçado de extinção pertencente à categoria vulnerável para o estado do Rio Grande do Sul.
A espécie está intimamente associada às florestas com araucárias do nordeste do Rio Grande do Sul e sudeste de Santa Catarina durante o período de maturação das sementes do pinheiro-brasileiro, principalmente entre março e julho, quando os pinhões constituem o principal item alimentar dos papagaios. Nos demais meses do ano, contemplando seu período reprodutivo, o papagaio-charão distribui-se por uma ampla área, principalmente no nordeste, centro e sudeste do Rio Grande do Sul.
Nesse período, ocupa uma paisagem caracterizada por pequenas formações florestais conhecidas por capões de mato, em meio a áreas abertas, hoje bastante antropizadas, constituídas por campos ou lavouras.
Assinar:
Postagens (Atom)