HONÓRIO GAUDÉRIO O GAÚCHO GROSSO

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quinta-feira, 24 de março de 2016

A PRIMEIRA VEZ QUE UM TREM CHEGOU A DOM PEDRITO

Foto: Acervo do Museu Paulo Firpo
Em 1922, o trem chegou pela primeira vem em Dom Pedrito. Foto: Acervo do Museu Paulo Firpo


Em 31 de dezembro de 1922, saído da estação São Sebastião, chegou pela primeira vez na plataforma da Estação Ferroviária de Dom Pedrito, no final da Avenida Barão do Rio Branco, o tão esperado trem. Embora o dr. Antônio Louzada fosse o prefeito, coube ao representante do governador do Estado, coronel Furtado do Nascimento, quebrar uma garrafa de champanhe na locomotiva nº 3, que teve como madrinha a senhorita Iolanda Garcia (depois Fortes, por casamento), que era, então, a Miss Dom Pedrito. À noite, no Clube Comercial, um grande baile celebrou aquele momento histórico
Foto: Acervo do Museu Paulo Firpo
A antiga estação, que recebeu o primeiro trem. Hoje, ela é ocupada por uma escola. 
Foto: Acervo do Museu Paulo Firpo
No dia anterior, um convite foi divulgado pela “commissão constituída para levar a effeito os festejos projectados por motivo da chegada da primeira locomotiva à Estação da Praça da República”. A população de Dom Pedrito “em geral” foi chamada a comparecer “a esse acto, amanhã, às 16 horas, bem como para assistir ao corso que, após, terá lugar na Praça General Osório”. A convocação dizia ainda que “esse acontecimento de auspiciosos e inestimáveis benefícios a esta terra” deveria se revestir “da maior satisfação e regosijo (sic), por isso que é uma velha e justificada aspiração que ora se realisa (sic)”.

Foto: Acervo do Museu Paulo Firpo
População atendeu ao convite e compareceu à chegada do trem em Dom Pedrito.
 Foto: Acervo do Museu Paulo Firpo

O texto termina dizendo que: “a comissão está certa que os habitantes de D. Pedrito, amantes do progresso, não regatearão o valioso concurso de suas presenças”. Hoje, infelizmente, essa antiga gare, chamada de Estação Velha, está em precário estado de conservação. Agora ela é parte do complexo da Escola Estadual Arthur Villamil de Castro. O trecho até São Sebastião foi concluído em 1896, e era um braço da ferrovia Bagé-Rio Grande, de 1884.

Foto: Acervo do Museu Paulo Firpo
Em 1900, a ferrovia foi estendida a São Gabriel. A necessidade de ligar Dom Pedrito a Livramento ensejou, entre 1935 e 1937, a retomada das obras e a construção de uma nova estação. Para isso, foi aberto o mato nos altos da Avenida Barão do Upacarahy, onde surgiu o novo prédio. Em 6 de março de 1943, a Rede Ferroviária tomou posse da Estação Nova, atualmente ocupada pela prefeitura, que está reabilitando o imóvel.


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