A Batalha do Passo do Rosário (ou, como também é conhecida, Batalha de Ituzaingó), é considerada a maior batalha campal em território brasileiro e ocorreu dia 20 fevereiro de 1827, devido à revolta das Províncias Unidas do Rio da Prata contra o Império do Brasil, por conta do domínio da Província de Cisplatina.
A batalha durou onze horas. O fim dessa batalha, certamente não significou o fim dos conflitos. Mas o resultado, apesar de vista a vitória pelos argentinos, devido ao fato de os brasileiros se retirarem do campo de combate, ainda é motivo de discórdia para muitas pessoas. A vontade brasileira não venceu, mas também a sua oponente “argentina” não triunfou, visto que tinham interesse de anexar a província e retomar o vice-reinado de Buenos Aires.
Os republicanos encontraram uma partitura, e a levaram como troféu. Alegaram que Dom Pedro I teria mandado compor a Marcha da Vitória para comemorar o sucesso brasileiro. Os argentinos rebatizaram a melodia de Marcha de Ituzaingó e desde então tocam a música nos quartéis e
nas bajulações ao presidente do país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário