HONÓRIO GAUDÉRIO O GAÚCHO GROSSO

HONÓRIO GAUDÉRIO O GAÚCHO GROSSO

terça-feira, 16 de agosto de 2016

ELEIÇÕES MUNICIPAIS 2016 E O GAÚCHO GROSSO


SAUDAÇÕES DO HONÓRIO GAUDÉRIO O GAÚCHO GROSSO


NEGRINHO DO PASTOREIO



No tempo dos escravos, havia um estancieiro muito ruim, que levava tudo por diante, a grito e a relho. Naqueles fins de mundo, fazia o que bem entendia, sem dar satisfação a ninguém.

Entre os escravos da estância, havia um negrinho, encarregado do pastoreio de alguns animais, coisa muito comum nos tempos em que os campos de estância não conheciam cerca de arame; quando muito alguma cerca de pedra erguida pelos próprios escravos, que não podiam ficar parados, para não pensar bobagem... No mais, os limites dos campos eram aqueles colocados por Deus Nosso Senhor: rios, cerros, lagoas.


LEIA O RESTANTE NA FONTE



ÍNDIOS CHARRUAS - INDÍGENAS NO RIO GRANDE DO SUL


"Os charruas vivem" nos Gaúchos: 

a vida social de uma pesquisa de "resgate" genético de uma etnia indígena 
extinta no Sul do Brasil*

RESUMO
Este artigo explora a articulação entre uma pesquisa de ancestralidade genética e a construção social de identidades étnicas no Rio Grande do Sul. Isso é feito através da análise da vida social de um projeto de pesquisa conduzido por pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Tal investigação estabeleceu a continuidade genética entre a população Gaúcha contemporânea e os presumidamente extintos Charrua, uma etnia indígena que vivia na região do Pampa do estado. Ao longo do desenvolvimento do projeto de pesquisa, a ideia de continuidade genética passou por diferentes configurações, a depender de contextos específicos, sendo afirmada com diferentes níveis de certeza. A presente análise enfoca as condições sociais e genéticas que possibilitaram o estabelecimento de tal continuidade, assim como a afirmação da especificidade genética dos Gaúchos. Finalmente, são explorados os impactos sociais dessa pesquisa, em particular as suas articulações com construções de uma identidade regional diferenciada.

CLIQUE AQUI E LEIA TUDO NA FONTE

COISAS QUE SE FALA NO RIO GRANDE DO SUL






GRENAL





PRENDA GAÚCHA - MULHER GAÚCHA




LUIZ MARENCO





FOGO DE CHÃO