HONÓRIO GAUDÉRIO O GAÚCHO GROSSO

HONÓRIO GAUDÉRIO O GAÚCHO GROSSO

segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

Glorinha e a RS 030, antigo roteiro turistico



Quem é mais velho, igual a mim, lembra dos tempos aureos da "faixa velha", conhecida como RS030, canal de ligação entre a capital e o litoral, antes da construção da Freeway.
Não precisamos ir tão longe no tempo, para relembrarmos o quão importante era esse meio de deslocamento, essa via, essa estrada para toda a região, pois, ainda o é, visto que a BR 290, quase eu seu esgotamento total de fluxo, nos feriadões, nos trás mais veículos por nossa principal via, revitalizando os tempos em que todos passavam por Glorinha.
As barracas de produtos colonias, cachaça, rapadura, coruja......
sim, coruja, mas não o bichinho, e sim, aquela rosca de polvilho, que denominávamos em minha infância como coruja.
Então, porque não revitalizamos esse percurso?
Flores, hortências, pequenas revitalizações nos sítios costeiros, embelezando a mesma, para que, em vez de ser apenas uma fuga da estagnada Freeway, seja sim, um belo passeio turístico, para quem vai no verão para as praias do litoral norte.
Podemos até tirar a estrada no rol do noticiário de acidentes rodoviários, diminuindo a velocidade dos veículos que ali passam, pelo motivo de, visualizar as belezas naturais da mesma, para o panteão de lindas imagens da cultura gaúcha.
São essas pequenas idéias e atitudes, que mudam toda a história de um cidade.
Um grande exemplo que eu dou é a cidade de Nova Petrópolis, quando seus cidadãos, sim, sem um dedo se quer da prefeitura, começaram a florir as ruas da sua cidade, que um o passar do tempo, se transformou em um grande destino turistico, o qual dentre seus motivos, as belas ruas floridas.
Vamos tentar em Glorinha?

Buenos dias gauchada



Calor no Rio Grande do Sul


Pra quem tem que trabalhar na época das férias



Creche de maridos