HONÓRIO GAUDÉRIO O GAÚCHO GROSSO

HONÓRIO GAUDÉRIO O GAÚCHO GROSSO

segunda-feira, 11 de março de 2019

Vídeo: Cabo Toco, uma mulher brigadiana - Mulheres gaúchas

Nesse vídeo, relembro uma das grandes mulheres de nossa terra,
 a primeira mulher brigadiana.
Veja mais, sobre essa grande mulher gaúcha, no link embaixo. https://diariodeumgauchogrosso.blogspot.com/2019/03/cabo-toco-mulheres-gauchas.html

Cabo Toco - Mulheres gaúchas


Cabo Toco foi, conhecida também como Olmira Leal de Oliveira nasceu em 18 de junho de 1902, na localidade de Camaquã, em Caçapava do Su, tornando-se posteriormente a primeira mulher gaúcha a ostentar a farda da Brigada Militar.  Foi recrutada aos 21 anos de idade, servindo como enfermeira durante o movimento armado de 1923,  Olmira lutou ainda, nos movimentos revolucionários seguintes (1924 e 1926). Ela foi reconhecida, como Cabo Toco graças à sua participação nas tropas da Brigada Militar durante a Revolução Federalista, lutando contra, no lado oposto do já afamado, General Zeca Neto. Na década de 1920, integrou as fileiras da Brigada Militar, como combatente e enfermeira do 1.º Regimento de Cavalaria, hoje 1.º Regimento de Polícia Montada, sediado em Santa Maria. Participou dos movimentos revolucionários de 1923, 1924 e 1926. Incorporou em 1923 e só deixou a Brigada em 1932. Ela também é patrona da primeira turma de PMs femininas do Estado. Faleceu em 21 de outubro de 1989, aos 87 anos, morando em um pequeno casebre em Cachoeira do Sul, a pensão vitalícia especial, correspondente ao cargo de 2.º sargento da Brigada Militar concedida havia dez anos.
Vale salientar que, aqui no blog, Cabo Toco é sim, e faz parte do grande panteão de heróis e heroínas da história e da cultura gaúcha, ficando assim, nesse post, aqui no blog, imortalizada a sua história de bravura, eternamente.
Obrigado Cabo Toco, uma grande mulher gaúcha.

Honório Gaudério depois do carnaval


Dica do Honório Gaudério


Meme Dupla Grenal


Honório Gaudério VENDE